Durante a manhã desta segunda feira, dia 27/07, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) anunciou que vai tomar medidas para cassar a concessão das duas empresas de viação privada do município de Maricá, são elas a viação Nossa Senhora do Amparo, e Costa Leste. O prefeito Quaquá também disse que na cidade, vai operar exclusivamente os ônibus com tarifa gratuita da Empresa Pública de Transporte (EPT) de Maricá, os ônibus mais conhecidos como 'vermelhinhos'.

Prefeito Quaquá e secretário Marcos Ribeiro
Foto: Fernando Silva
Às 7:00h da manhã, foi realizada uma ação que nasceu da intenção do governo de iniciar um processo de revisão completa de todas as concessões, dado o histórico de péssimos serviços prestados pelas empresas. No primeiro balanço da operação, entre 7h e 17h, os fiscais da EPT confirmaram denúncias de passageiros e autuaram ou apreenderam nada menos do que doze veículos, cinco da Viação Costa Leste e sete da empresa Nossa Senhora do Amparo.

A ação foi acompanhada pelo prefeito Washington Quaquá e faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo município para proteger os interesses da população, no qual a operação do transporte público gratuito, com os ônibus vermelhinhos da Empresa Pública de Transporte (EPT), é o principal ponto.

Foto: Fernando Silva
“Sofremos uma derrota inicial na justiça, e em reação disso, tivemos que antecipar o nosso planejamento que determinava o uso do transporte público e gratuito para toda cidade”, afirmou o prefeito durante a ação na rodoviária. “Estamos fazendo uma operação padrão, tirando de circulação todos os ônibus das concessionárias que não tenham condições de circulação, que no caso é a maioria”, acrescentou. 

“Vamos também caçar as concessões para colocar ônibus públicos e gratuitos nos bairros. Então, de uma derrota judicial, nascerá uma vitória para a população de Maricá que é a retomada das concessões com 100% do transporte público no município”, completou o prefeito, anunciando também a aquisição de novos ônibus para ampliar a frota da EPT, atualmente com 13 ônibus. “Vamos comprar mais 30 e faremos a revolução da mobilidade urbana no município”, acrescentou.

Foto: Fernando Silva 
A relação de irregularidades flagradas pelos fiscais é extensa e justifica o argumento do município em favor do fim das concessões atuais por má prestação do serviço. Em alguns pontos, claramente comprometiam a segurança dos passageiros transportados, com pneus carecas, extintores de incêndio com validade vencida, para brisas dianteiro trincado, tacógrafo (aparelho que registra a velocidade do veículo, cuja máxima é 60 km/h) com lacre violado e rampas de acessibilidades quebradas. 

Além disso, os veículos estavam com documentação irregular – um deles tinha vistoria vencida desde 2013 e outro transitava com uma cópia colorida do documento - e usavam placa de outro município, o que é irregular, entre outros exemplos. Depois de multarem, os fiscais determinaram que parte dos veículos fosse recolhida para as garagens. Quatro dos ônibus, com irregularidades mais graves, foram apreendidos e levados para o Pátio Legal da Prefeitura, em São José do Imbassaí. 

Fabiano Horta fala a população presente
Foto: Fernando Silva
A EPT disponibilizou dois reboques para a remoção dos ônibus em situação imprópria. A ação continuará ao decorrer da semana. O prefeito informou ainda que será encaminhado à Câmara um pedido de sessão extraordinária para votação de alteração da Lei Orgânica do município, através da qual todo o transporte público de Maricá seja feito apenas por empresas públicas. “A partir de agora, a Costa Leste e a Amparo não irão mais operar em Maricá. A vontade do povo prevalecerá”, finalizou o prefeito.

Juntamente ao prefeito, participaram do ato o ex-deputado federal e atual secretário municipal do Rio de Janeiro, Fabiano Horta, e o secretário municipal de educação, Marcos Ribeiro. Aproximadamente, mais de 50 pessoas estiveram presente. A divulgação do ato foi pela internet, na página oficial da prefeitura de Maricá. As operação ocorreram no Terminal rodoviário do povo, no centro, e no terminal de Itaipuaçu.  

Texto: Marcelo Ambrosio, Tiago Campello, Jorge André e Michele Tuzzi 
Fotos: Fernando Silva

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