DO G1 RIO 

A Câmara Municipal de Seropédica, na Baixada Fluminense, cassou pela segunda vez (Clique e leia AQUI, no portal G1 do Rio) nessa segunda-feira (24) o mandato do prefeito Alcir Fernando Martinazzo, após aprovar relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades em contratos licitatórios elaborados pelo município. O placar foi de oito votos a zero e a decisão afasta por 90 dias o prefeito do cargo.

A prefeitura de Seropédica informou que não recebeu comunicado e que ele não tem conhecimento de qualquer procedimento do legislativo propondo seu afastamento, nem sabe qual seria a razão de tal medida.


No dia 10 de julho, Martinazzo já havia sido cassado pela Câmara, após suspeitas de contratação de funcionários fantasmas pela prefeitura e apropriação indébita pelo não recolhimento de INSS, e voltou ao cargo dez dias depois por força de uma liminar, concedida pela 1ª Vara de Seropédica.

O pedido de afastamento se dá sob alegação de que a Prefeitura não prestou as informações necessárias para elucidar os indícios de irregularidades em vários contratos, como o da empresa Grill Rio Produtos Alimentícios Ltda, mesmo após a constatação de nulidade do processo pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Além do afastamento do prefeito, os vereadores pedem ressarcimento dos valores de contrato ilegais aos cofres públicos. Com a cassação, assume a prefeitura de Seropédica o presidente da Câmara dos Vereadores, Wagner Vinícius de Oliveira, conhecido como Waguinho do Emiliano, já que o vice-prefeito, Zealdo Amaral, morreu em 2014.