Foto: A política RJ
De fato, só homenageamos coisas quando são executadas de maneira que agrade a todos. Assim, fazendo por merecer. 

Essa, na foto, é a mais nova unidade inaugurada pela secretaria de educação, Escola Municipal Zeyr de Souza Porto, no Anaia. Conversando com alunos, alguns já falaram que as vezes falta merenda e água na escola. Quase todos os dias elas são liberadas às 10:00h ou 11:00h. Mas, tá tudo bem, não é? "Aqui é São Gonçalo."

Infelizmente, como muitas outras, não há projetos que façam com que as crianças fiquem mais tempo na escola e que desenvolvam esse interesse, como a criação e implementação de grêmios estudantis 

Mas... A diretora da unidade participou da homenagem dos vereadores à secretaria de educação na câmara municipal. 

Todos sabemos que as crianças só repetem o que lhes é ensinado. Que tal criar projetos que eduquem as crianças no trânsito e no meio ambiente? Ensinar onde jogar o lixo e como se comportar na rua. A própria criança, ao conversar, estaria ensinado ao pai ou a para a mãe. Quem sabe assim teríamos menos lixo em Alcântara. 

Democracia? Não! Infelizmente os alunos da rede municipal e professores não podem escolher seus diretores, aqueles que vão gerir o lugar onde eles vão ficar.  

Valorizar professores? Não! Esse até foi um dos planos do professor Neilton: Valorizar os profissionais de educação. Mas, virou promessa. Eles não recebem o piso nacional e não tem maioria das suas reivindicações atendidas. 

Infelizmente, essa é a educação Gonçalense. Sabemos que há poucas coisas boas, bem poucas. Como o projeto da subsecretaria de tecnologia, que cria jogos educacionais na internet. Mas, como usufruir disso se muitas escolas não tem internet, muito menos sala de informatica.

Que tal a criação de audiências públicas para discutir a educação? Fazer uma gestão participativa, onde a população pudesse opinar e dar ideias para a melhoria da educação municipal. 

Se tivéssemos maioria das reivindicações e sugestões acima atendidas, talvez tivéssemos uma educação para ser realmente homenageada. 

São Gonçalo precisa mudar. A mudança que faz somos nós. Nós somos a mudança! 

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - ARTIGO 5º
V - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

Reclamações, sugestões, críticas, adições ao texto e solicitação de remoção de post: www.facebook.com/apoliticarj