A prefeitura de São Gonçalo multou, em R$ 140 mil reais, a Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município, por conta do mau estado de conservação dos postes da cidade, verificado pela subsecretaria de Posturas do município e baseado na Lei 017/2013, que trata do estado de conservação em solo municipal. Uma operação envolvendo agentes da pasta aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 22, para averiguar a situação nas principais vias da cidade. 

Em quatro dias, foram verificados pelo menos 140 postes com necessidade de reparo ou substituição. A Ampla terá um prazo de 15 dias para regularizar a situação. O secretário municipal de Governo, Sandro Almeida, acompanhou a operação e constatou que a quantidade de postes oferecendo risco à população deverá passar de mil durante as ações de fiscalização. 

“Fizemos uma notificação à Ampla em janeiro passado para que pudessem verificar a situação e nenhuma resposta nos foi dada a respeito. Agora, fizemos um levantamento pelas principais ruas da cidade para mostrarmos a eles a verdadeira situação em que se encontram. Constatamos, em um primeiro momento, esses 140 postes, mas imaginamos que o número poderá passar de mil quando entrarmos nos bairros”, explicou. 

Após a operação, os agentes seguiram até a sede da empresa de energia elétrica, no bairro São Miguel, para aplicar a multa. A equipe foi recebida por responsáveis da Ampla que verificaram os relatórios com fotos e descrições dos endereços onde os postes foram encontrados em estados precários. 

Em caso de não cumprimento da medida, uma nova punição será aplicada com os valores da pena dobrados. Mesmo após os serviços de manutenção ou substituição dos postes, a empresa será obrigada a arcar com o valor da pena. Os agentes seguem com a operação em outras vias e bairros da cidade, que não tem prazo para terminar.

Fonte: Ascom
Autor: Cícero Borges
Foto: Julio Diniz