Prefeitura Municipal do Carmo
Foto: Divulgação/Facebook
De acordo com um documento do Ministério Público Federal, o município de Carmo, na região serrana do Estado do Rio, é a pior cidade em transparência. A cidade não obteve nenhuma melhora em comparação a primeira avaliação, e ainda obteve redução de 100% na nota. Na primeira avaliação, a cidade tinha 0,7 de nota e estava na 81º posição entre as 92 cidades do estado. Na segunda avaliação, despencou para 92º posição, com nota 0,0%. 

Ao seu lado, está Rio das Flores, que está empatada com Carmo e obteve melhora de 0,0% na avaliação.

METODOLOGIA 
Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

A avaliação é com base no questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

Alguns destes itens são a divulgação de todas as receitas, despesas, licitações e contratos do governo, prestação de contas do ano anterior, Execução Orçamentária a cada semestre e indicação clara a visível para pedido de acesso à informação, virtual e presencialmente.

AS MELHORES E AS PIORES

Duque de Caxias, Macaé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Resende, respeitando a ordem, estão todas empatadas em primeiro lugar no índice de transparência do estado do Rio.