Contrato temporário de mais de 700 professores
expirou e não foi renovado, com isso, férias escolares foi adiantada.
Foto: PMSG
Os professores da rede municipal de São Gonçalo realizaram hoje, no centro de São Gonçalo, em frente à Prefeitura, novamente uma manifestação. Desta vez, o alvo foi o adiantamento das férias escolares concedida aos alunos, que já começará nesta terça-feira, dia 05/07 (julho). Os profissionais apontam que a antecipação aconteceu devido ao fim do contrato de 778 professores temporários da rede nesta semana. O recesso estava planejado para 05/08 (agosto).

A modificação de última hora no calendário escolar prejudicou muitos profissionais que haviam feito planos para o período, se disponibilizando para atuar na Olimpíadas, por exemplo. 

"Nosso calendário já estava pronto desde o início do ano, tenho colegas que estavam inscritas para trabalhar como voluntárias na olimpíadas porque já sabiam que não iriam trabalhar. Agora com essa mudança, como será possível? Uma professora de educação física comprou mais de 20 ingressos  para assistir as competições com a filha. No nosso calendário não tinha sábado letivo, o prefeito aumentou as férias e colocou aulas aos sábados. Quem programou suas férias teve que mudar de um dia para o outro", comentou a professora de português, Janaína Cagide. 

Acompanhadas do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), as professoras explicaram que no concurso público foram chamados cerca de 300 profissionais, número menor do que os contratos cancelados. 


"O quantitativo é menor, como será quando o recesso acabar? A mudança no recesso foi divulgada para as escolas no dia 29 e no dia seguinte já foi publicada nos atos oficiais. Estamos lutando não só pelos professores mais também pelos servidores. O prefeito falou diante da mídia que abriu mão de seu salário e dos secretários para pagar todos os servidores. Então qual é o valor que ele recebe?", questionou a professora.