Hugo Leal, Marlos Costa ao centro e Índio da Costa, em reunião
que decidiu os apoios dos partidos.
Foto: Facebook/vídeo - Índio da Costa
Parte da Ata do PSD de São Gonçalo, onde o partido registra a coligações
majoritária com o PSDB.
Ontem, pela manhã, foi acordado entre os presidentes estaduais do PSD e PSB uma união entre os partidos em São Gonçalo e Niterói. Isso por causa dos acordos na capital Rio de Janeiro. O Presidente estadual do PSB, o deputado federal Hugo Leal, vai ser vice do também deputado Índio da Costa (presidente do PSD) na disputa pela Prefeitura do Rio e em troca, o PSD apoiaria as candidaturas do PSB em Niterói, com Felipe Peixoto candidato à prefeitura e em São Gonçalo, com a candidatura de Marlos Costa. As candidaturas do PSB em Niterói e SG são as mais importantes do estado para o partido.

Porém, o diretório do PSD de São Gonçalo, que é presidido pelo vereador Marco Rodrigues, estava com outro candidato a prefeito, o médico Dilson Drumond, do PSDB, que é quem o partido apoiaria nas eleições. As ordens de apoiar Marlos veio de cima, do presidente do partido, mas o diretório municipal já havia fechado a ata -  registro escrito de uma obrigação - declarando apoio ao PSDB.

Com isso, a presidência estadual do partido pode fazer uma intervenção e destituir o diretório municipal. Caso isso aconteça, o PSD pode não disputar as eleições para vereador e o candidato a prefeito que seria apoiado pelo partido, no caso Marlos Costa, poderia ficar sem o tempo do PSD na TV. Mas, essa hipótese é descartada por membros ligados ao partido, que afirmam que a convenção foi feita dentro da lei e não pode ser revogada, mas a intervenção pode acontecer. Ainda afirmam que a ata não pode ser mais anulada pois já foi registrada no TRE - Tribunal Regional Eleitoral, e não pode ser feita nova convenção para gerar outra ata.