Josemar Carvalho é candidato a prefeito pelo PSOL
Candidato a prefeito de São Gonçalo pelo PSOL pela 2º vez, o professor de Geografia, Josemar Carvalho, de 38 anos, morador de Neves, se candidata por que acredita que a política e o país precisam mudar. Candidato da coligação PSOL-PCB, Josemar também é presidente do diretório municipal do PSOL em São Gonçalo e 1º suplente de deputado estadual do PSOL-RJ. Confira a entrevista cedida pelo candidato ao blog "A política RJ".

Por que se candidata novamente à prefeitura de São Gonçalo?

Primeiramente, quero saudar você, Claudionei, e blog A poltíca RJ pela iniciativa de entrevistar os candidatos e fomentar o debate político e reflexivo na nossa cidade.

Sou candidato porque a politica em nosso país precisa mudar. Precisamos de gente séria e que esteja no dia a dia, lutando por mudanças.

Não sou pré-candidato de um projeto individual. Sou parte de uma construção coletiva, acredito numa gestão participativa dos movimentos sociais e trabalhadores de nossa cidade. Luto diariamente por mudanças na nossa cidade e no nosso país.

A nossa cidade precisa de uma alternativa real de mudança frente a atual gestão municipal da Prefeitura e de seus aliados. Não se faz mudança com gente que participou do governo Mulim.
O festival de mentiras está sendo revelando. Figuras que participaram da atual gestão da Prefeitura e agora se colocam como renovação, estão mentindo descaradamente. São cúmplices da atual gestão de Neilton Mulim, que está falida.

Quem participou da atual gestão. Seja como secretário, seja como vereador da base aliada não tem autoridade para fazer as mudanças estruturais que a cidade de São Gonçalo precisa. Porque de uma forma ou de outra, participou do jogo de mentiras atual prefeito.

Quero mudar esta realidade para realizar o sonho de transformar a nossa cidade (que é 16ª cidade mais populosa do Brasil e segunda mais populosa do Estado) num lugar onde o povo pobre e trabalhador tenham vez e voz. Onde os serviços básicos sejam de qualidade, ampliando a qualidade de vida do nosso município.

Para você, qual área precisa ter mais atenção no governo?

Todas as áreas são importantes. Minha prioridade é educação, saúde e mobilidade urbana.
Não há melhoria na qualidade sem haver um processo de valorização dos profissionais. Precisamos de plano de cargos e salários que respeite o tempo de serviço e progressão funcional.  É preciso também melhorar as condições de trabalho. Chega de escola sucateada e de posto de saúde sem remédio e material.

A democracia e participação popular também são fundamentais na construção de novos sistemas de saúde e novos modelos de educação. As eleições diretas para diretor para escolas públicas são fundamentais para democratizar as creches e as escolas. A construção de conselhos comunitários de saúde é fundamental para acompanhamento da gestão da saúde.

Acreditamos que é fundamental parcerias técnico-cientifica para associar a educação básica municipal a diversos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no município. A educação será a uma das nossas prioridades.

Na saúde, acreditamos que prevenir é melhor do que remediar. Por isso apoiamos a luta dos Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Saúde Família. Iremos transforma-los em servidores do Regime Jurídico Único.

Melhorar as condições de trabalho como objetivo permanente. Outro aspecto ainda na área de saúde é ampliação dos postos de saúde. Para isto não toleramos esquemas de corrupção, nem desvio de materiais para atender centro sociais, clinicas privadas de Vereadores, deputados, ou quem quer seja.

Na mobilidade urbana, temos construção um novo processo de licitação das empresas de ônibus, regularizar o transporte alternativo.  Queremos melhorar o serviço, por isso defendemos o fim do micro-ônibus, da biometria e dupla função entre rodoviários. Só nós defendemos isto porque temos total independência frente aos empresários de ônibus. Lutaremos junto ao governo federal pela linha 3 do Metrô e por barcas em São Gonçalo.

A construção de ciclovias que interliguem os bairros é fundamental para incentivar uma nova forma de mobilidade mais saudável e coletiva.

Cite três propostas do seu plano de governo que considera importante.

Todas as nossas propostas são interessantes. Agora tem algumas propostas que só a nossa candidatura aborda como regularização do transporte alternativo, o fim do micro-ônibus, da biometria e dupla função entre rodoviários, pois como falei anteriormente não tenho ligações com os empresários de ônibus. O aumento de escolas e creches, bem como a expansão dos postos de saúde temos autoridade para colocar, pois somos da área.

Na nossa opinião, dono de escola não vai melhorar a educação pública, a mesma coisa acontece com dono de hospital, não vai querer que a saúde publica seja de qualidade. A população vai saber que minha candidatura é única que fala a língua do povo porque é oriunda das classes populares sem ligação com esquemas de corrupção.

Como viabilizar e implanta-los na cidade?

Mobilizando a população, através de conselhos e assembleias populares permanentes e tendo um governo transparente e ético.

Tendo em vista o baixo orçamento da cidade e a atual crise nacional, como pretende administrar o orçamento municipal para implantar os seus projetos de governo e como pretende enxugar a máquina pública para garantir mais investimentos para a áreas de esporte e cultura, por exemplo, onde maior parte do orçamento é para gasto com pessoal e na há investimento?

Irei cortar cargos comissionados, somente assim poderemos valorizar os servidores efetivos. Hoje o número de cargos é feito para que se tenha um grande loteamento do governo pelos aliados. Nós do PSOL somos contrários a prática de lotear o governo.

Qual é seu projeto para áreas emergenciais, como segurança e saúde?

Como falei anteriormente, é necessário ampliar os postos de saúde. Hoje, não se tem um investimento na saúde preventiva e nós queremos investir nisso. Queremos valorizar os agentes comunitários, transformando em estatuários. Nossa proposta é de mudança. E para fazer isso teremos que ter a participação popular para eleger os secretários que vão administrar essas pastas.

Para a segurança publica, temos que entender que essa não é uma questão que se resolve colocando mais policiais na rua. Se resolve investindo em educação. Hoje, na nossa cidade temos muitos crimes de homofobia, racismo e muito machismo. E vamos construir politica pública com relação a violência contra a mulher. Iremos funcionalizar a Guarda Municipal para atuar junto aos postos de saúde e escolas.

Como melhorar o desempenho da educação pública municipal de São Gonçalo?

Como abordei anteriormente, valorizando os profissionais de educação (professores e funcionários), criando democracia na gestão, criando ensino profissionalizante, educação inclusiva e equipando as escolas e creches.

Este é o primeiro bloco de entrevistas com candidatos a prefeito de São Gonçalo ao blog "A política RJ". O segundo bloco de entrevistas será publicado na próxima sexta-feira, dia 30. Curta nossa página no facebook e acompanhe: www.facebook.com/apoliticarj