Dejorge é candidato a prefeito pelo PRB | Foto: Divulgação
O vereador mais votado na cidade pelo PR, hoje candidato a prefeito, Dejorge Patrício, disputa a prefeitura de São Gonçalo pelo PRB. Também foi candidato a deputado federal, e ocupa hoje a segunda 2º suplência do partido na Câmara. Hoje, disputa a prefeitura pois acredita na renovação. Confira a entrevista cedida pelo candidato ao blog "A política RJ".

Por que o senhor é candidato a prefeito de São Gonçalo?

Quando me candidatei a vereador queria mostrar que poderia fazer nossa comunidade melhorar. Percebi com o tempo, que o poder de atuação de um vereador é limitado e, apesar de ter conquistado realizações, como prefeito sei que poderei renovar minha cidade e dar uma vida melhor para as pessoas.

Para você, qual é a área que necessita urgentemente de mais atenção do poder público? Qual é sua proposta para ela?

As maiores prioridades são a Saúde e a Educação, mas sabendo o estado de abandono da cidade tudo virou prioridade. Segurança, Saneamento, Trabalho e Renda e todos os outros.

Na área da Saúde vou priorizar a atenção básica. Precisamos prevenir e educar. Não só tratar.
Os gastos são maiores quando não se trabalha a prevenção e as pessoas acabam sofrendo mais. Não aguento mais ver nossa população sofrer.

Na educação vamos resgatar a autoestima do Professor, implantar uma merenda de qualidade, reformar as escolas, construir creches e criar a Primeira Escola de Aplicação da Cidade.

Cite três pontos que considera importante do seu plano de governo.

A primeira é a adequação dos Contratos e Gastos públicos. É um absurdo uma cidade tão pobre ter contratos superfaturados.

O segundo é priorizar os idosos com a criação da Clínica da Terceira Idade e do Centro de Apoio ao Idoso. E a terceira é a criação do Parque Municipal da Cidade e do Hospital do Câncer.

Já temos um Projeto sendo feito, transformando a Fazenda Colubandê em um grande Centro de Lazer onde vamos priorizar a história existente e a recuperar de toda área de Parque. Além disso, vamos buscar junto da Bancada Federal recursos para construção do Primeiro Hospital do Câncer da Cidade.

Como pretende viabilizá-los?

Usando como meta principal a adequação dos contratos. O atual governo superfaturou muitos contratos. Vamos reduzir todos os contratos possíveis e reformular a execução dos serviços afim de que sejam mais ágeis e eficientes, e façam a nossa cidade sair do buraco que eles colocaram.

Tendo em vista o baixo orçamento da cidade e a atual crise nacional, como pretende administrar o orçamento municipal para implantar os seus projetos de governo?

Como já coloquei nas perguntas anteriores, adequando os contratos. Mas hoje sabemos que vamos contar com o Ministro Marcos Pereira, a Bancada Federal, o Senador Eduardo Lopes, o Deputado Wagner Montes e outros amigos para destinarmos recursos de emendas parlamentares para nos ajudar. É um compromisso nosso com a população. Todos que estão na política poderiam ter feito, mas não priorizaram o povo. Nós vamos ser o governo que veio do povo e administra para o povo.

 Como pretende enxugar a máquina pública para garantir mais investimentos para a áreas de esporte e cultura, por exemplo, onde maior parte do orçamento é para gasto com pessoal e não há investimento? 

Vamos extinguir a Chefia de Gabinete e a Secretaria de Governo e vamos criar o Gabinete de Gestão com Advogados e Contadores. Precisamos sanear as contas públicas, acabar com funcionários fantasmas e valorizar os funcionários que hoje estão sem aumento há anos e são tratados sem o mínimo de respeito. Precisamos diminuir o número de secretários e criar um novo organograma de trabalho.

Qual é seu projeto para áreas emergenciais, como segurança e saúde?

Segurança não se resume a aumento de efetivo da polícia e armamento da Guarda Municipal.
Precisamos melhorar a qualidade do trabalho do nosso Guarda e nos prepararmos para cumprir as legislações Federais.

Nosso problema na Segurança é Social. Precisamos gerar empregos e levar oportunidades para todas as classes sociais através cursos e programas de incentivo ao esporte e ao lazer. Assim, poderemos resgatar nossos jovens e impedir que entrem para o crime.

Na saúde a prioridade é melhorar o todo. Precisamos usar os recursos para prevenir e não para tratar somente. A prevenção você gasta menos, educa e dá qualidade de vida.

Este é o primeiro bloco de entrevistas com candidatos a prefeito de São Gonçalo ao blog "A política RJ". O segundo bloco de entrevistas será publicado na próxima sexta-feira, dia 30. Curta nossa página no facebook e acompanhe: www.facebook.com/apoliticarj