Brizola Neto é candidato a prefeito pelo PDT
Brizola Neto, 37 anos, é casado e pai de 2 filhos. Neto do ex-governador Leonel Brizola e sobrinho neto do ex-presidente João Goulart, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro quando o avô foi eleito governador. Com apenas 16 anos, passou a trabalhar ao lado de Leonel Brizola como seu secretário particular. Aos  25 anos  se elegeu vereador. Dois  anos  depois foi eleito deputado federal quando passou a integrar a lista do DIAP como um dos parlamentares  mais influentes e atuantes do país. Reeleito deputado federal em 2010, tornou-se Ministro do Trabalho (2012/2013) e ampliou os direitos das empregadas domésticas com a “PEC das Domésticas” que concedeu direitos trabalhistas para a categoria como adicional noturno, hora extra, jornada de trabalho e FGTS.

É inegável que o senhor irá enfrentar uma dificuldade pelo fato de vir de outro lugar e não ter criado sua vida política em nossa cidade. Como pretende levar isso durante sua campanha?

Esse debate foi esgotado na última campanha, quando essa foi a principal afirmação do candidato que hoje é prefeito de São Gonçalo. O povo da cidade sofreu uma grande decepção, votando no filho da terra que, assim eleito, se mudou para Niterói. Além disso, eu sou neto de Leonel Brizola, que foi governador desse estado duas vezes, porém nasceu lá no Rio Grande do Sul. Foi o maior governador deste estado e continua sendo o governador mais lembrado por todos os gonçalenses. Só aqui no município ele construiu mais de 50 Cieps, e fez muitos programas sociais: “Cada Família Um Lote”, “Uma Luz na Escuridão”, o “Pró-Sanear” que levou água até as comunidades mais carentes. Temos um Legado nesta cidade com Leonel Brizola e com o PDT,  tenho certeza que isso me credencia a disputar a prefeitura de São Gonçalo.

Por que o senhor quer ser prefeito de São Gonçalo? Como essa ideia foi desenvolvida?

Aguardamos até o último instante a possibilidade de ter a Aparecida Panisset como nossa candidata. Mesmo não sendo possível, o PDT decidiu não abrir mão de disputar a eleição no município em que sempre teve protagonismo. São Gonçalo elegeu diversos prefeitos do PDT e temos um legado junto à população de São Gonçalo: o legado de Leonel Brizola e da Aparecida Panisset. Isso nos motivou e vamos oferecer à população de São Gonçalo uma candidatura Brizolista, comprometida, acima de tudo, com o povo gonçalense.

Quando deputado federal do Estado do Rio, quais emendas e projetos trouxe que beneficiaram o município? 

Fui deputado federal junto com o atual prefeito. Enviei mais de 8 milhões de reais em emendas para obras de infraestrutura em São Gonçalo na  gestão da Aparecida Panisset. Porém, não houve notícia de uma única emenda do deputado federal Neilton Mulin para a cidade.

Como o senhor avalia o governo municipal do prefeito Neilton Mulim?

Essa avaliação não é minha, essa avaliação eu escuto nas ruas. Um prefeito ausente, eleito com uma promessa demagoga e mentirosa de diminuir a passagem de ônibus para R$ 1,50 e não cumpriu. Talvez tenha a pior avaliação da região metropolitana. Tenho certeza que a resposta será dada pelo povo gonçalense no dia 02 de outubro.

São Gonçalo é uma das cidades com os piores índices de saneamento básico do país. Como pretende investir nesta área e trazer o que é básico à população? Bem como investir na saúde, educação, formação profissional, cultura e outras áreas?

São Gonçalo possui o pior índice de cobertura, coleta e tratamento de esgoto de todo o país. Apenas 1.8% do esgoto da cidade é recolhido e tratado. Pra mudar essa realidade vamos exigir uma revolução na postura da CEDAE. Se não acontecer, planejamos criar uma empresa municipal que, em parceria com a iniciativa privada, deverá oferecer saneamento e dignidade para a população de São Gonçalo.

São Gonçalo tem investimentos milionários em esportes, porém, pouquíssimos projetos voltados para a área. Como pretende realizar adequadamente estes investimentos e investir na área? 

Vamos recuperar os Brizolões. Recuperar não só os prédios mas, acima de tudo, o projeto pedagógico: a escola de tempo integral, que oferecia alimentação adequada, acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, em um amplo e generoso espaço. Será a oportunidade de identificar os novos talentos. Além disso, precisamos incentivar e investir nas diversas equipes e talentos do esporte gonçalense, atualmente abandonados à própria sorte.

Este é o primeiro bloco de entrevistas com candidatos a prefeito de São Gonçalo ao blog "A política RJ". O segundo bloco de entrevistas será publicado na próxima sexta-feira, dia 30. Curta nossa página no facebook e acompanhe: www.facebook.com/apoliticarj