Neilton Mulim é candidato a prefeito pelo PR
Foto: O São Gonçalo
Nascido e criado em São Gonçalo, Neilton Mulim, 54, é candidato a prefeito de São Gonçalo pelo PR. Entrou para política em 1997 quando se elegeu vereador. Em 2006 foi eleito deputado federal e se elegeu em 2012 para o mandato de 2013 à 2016. Em sua carreira política ele foi ainda secretário municipal de Desenvolvimento Social e secretário estadual da Infância e Juventude. Agora, candidato à reeleição, Neilton afirma que adquiriu mais experiência e que quer continuar avançando com os projetos implantados em sua gestão.

Por que tenta a reeleição?

Na ocasião da eleição para este mandato em exercício, evidenciamos nossa trajetória pública em favor do desenvolvimento de nossa cidade. Os quatro mandatos de vereador, dois de deputado federal, conquistando recursos para cidade e contribuindo com leis de alcance nacional, e hoje a experiência acumulada nesses 3 anos e 10 meses à frente do executivo municipal, alcançando resultados que representam estar na contramão da crise que assola todo país,como mais que dobrar a capacidade de atendimento de Urgência e Emergência em nossa cidade, passar de 3 ônibus encontrados em funcionamento para 32 na rota escolar, criação do 1º Centro Municipal de Imagens por diagnóstico do estado, entre muitos outros, demonstram que as dificuldades vem sendo superadas e me fazem desejar avançar mais, participar do desenvolvimento dessa população que sofre há décadas com acúmulo de questões que não se resolvem em apenas quatro anos.

Recentes pesquisas o colocam em 2º colocado em intenção de votos para prefeito. Porém, as pesquisas indicam grande rejeição. Como vê isso?

Ao assumir o governo de São Gonçalo, me deparei com mais de 120 milhões em dívidas que consumiram muito do tempo e comprometeu recursos. Havia uma escolha a ser feita, as prioridades deveriam ser estabelecidas, então decidi no lugar de investir em publicidade, concentrar esforços na Saúde, Educação, Infraestrutura e projetos que garantissem serviços com melhor qualidade de vida da nossa população. Por esse motivo a população desconhece a maioria das realizações alcançadas. Foi uma escolha ousada, mas necessária, pois meu compromisso sempre foi de contribuir com desenvolvimento da cidade onde nasci, escrevi toda minha trajetória e vivo com minha família. Neste momento democrático os cidadãos de nossa cidade podem ter acesso as informações e decidir não apenas pela continuação das ações, mas permitir que de fato os avanços não sejam interrompidos e sigam crescendo.

Destaque do seu plano de governo três projetos.

Nosso plano possui amostragem das principais ações propostas, entre elas podemos citar: Criação o Hospital Municipal do Câncer com ambulatório especializado;Continuidade da Inclusão das crianças com deficiência, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação para os profissionais da rede municipal de ensino;Prosseguir com vistas à meta de 130 Km² entre Saneamento básico e Pavimentação. Na atual gestão foi ultrapassada a marca de 110Km². Vamos continuar, investindo nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura. Desenvolvemos importantes ações, mais ainda há muito por fazer.

Como pretende viabiliza-los e implanta-los na cidade?

Vamos continuar trabalhando com seriedade e planejamento, destinando recursos dos cofres públicos na assistência das necessidades mais básicas e urgentes que foram prejudicadas por décadas, buscando ainda consolidar mais  a relação com todas as esferas, buscando recursos junto aos Governos Estadual e Federal.

Qual área será prioridade caso seja reeleito? Quais são seus planos para ela?

Desejamos avançar muito mais na Saúde, Educação e Infraestrutura, além de buscar cada vez mais atenção do Governo do Estado, no que diz respeito a Segurança Publica.

Uma de suas principais promessas da última campanha foi da passagem a R$1,50, que não foi cumprida. Hoje, São Gonçalo tem apenas um meio de locomoção: os ônibus. Pretende trazer outros modais para a cidade? 

No primeiro dia como governante de nossa cidade encontrei uma lei que começou a vigorar, decretada pela gestão anterior, dando ao Consorcio de Ônibus o direito de ter exclusividade na cidade de São Gonçalo por 25 anos prorrogáveis por mais 25, no mesmo instante em que a passagem sofreu reajuste. A partir daí se iniciava uma luta pelo cumprimento do compromisso assumido com a população. Entre as medidas que assumi estão a mensagem encaminhada para Câmara dos Vereadores que retirava do texto esse monopólio dos empresários, legalizava as vans como mais uma opção de transporte na cidade e estabelecia através delas a passagem redução da tarifa. A mensagem foi rejeitada pela maioria dos votos, publiquei decreto a respeito, as vans chegaram a circular com a tarifa social, mas o consórcio ganhou na Justiça o direito de derrubá-lo, a discussão segue em juízo.

Essas informações são de domínio público e a população pode ter na clareza das informações a possibilidade de conhecer os esforços para cumprimento do compromisso e distinguir os que são aliados dos interesses da população e aqueles que defendem causas próprias. Tenho estado em contato com Ministério das cidades e defendido a vinda do BRT com outros modais que contribuirão para desenvolvimento de nossa cidade.

Este é o primeiro bloco de entrevistas com candidatos a prefeito de São Gonçalo ao blog "A política RJ". O segundo bloco de entrevistas será publicado na próxima sexta-feira, dia 30. Curta nossa página no facebook e acompanhe: www.facebook.com/apoliticarj