Foto: Reynaldo Felix
Na contagem regressiva para a 'decisão', o candidato a prefeito José Luiz Nanci (PPS) continua nas ruas, conversando com a população. Nesta segunda, ele esteve nos bairros Porto Velho, Porto da Madama, Gradim, Porto Novo e Parada 40. Entre caminhadas e carreatas, Nanci falou das propostas para uma cidade mais limpa e segura.

"Aqui fica sempre essa lixarada. O caminhão do lixo deveria passar três vezes na semana, mas passa uma vezes e muito mal. Não recolhe tudo. Tenho até vergonha de receber visita, porque além do lixo na porta, o mau cheiro vai dentro de casa", disse Izamara Gomes, de 68 anos, moradora do Gradim.

Na Parada 40, além de sofrer com o despejo irregular do lixo, moradores pedem socorro em relação à segurança. Assaltado duas vezes em menos de duas semanas, o estudante de Matemática, Pedro Ivo, chegou a ficar em casa por alguns dias após o crime, com receio de ser vítima da violência novamente.

“Não tem mais horário seguro. Na primeira vez fui abordado à noite, mas na segunda estava no ponto de ônibus indo para a aula. Está muito difícil!", lamentou o universitário de 19 anos.

Para Nanci, segurança será uma prioridade no governo. Deputado estadual em segundo mandato, ele citou as indicações feitas para aumento do efetivo policial e as propostas que competem à Prefeitura para combater a criminalidade.

“Nós vamos trabalhar a prevenção da violência em parceria com a PM, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a comunidade. Teremos um sistema de monitoramento de câmeras, como já é feito na vizinha Niterói. Vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal e oferecer estrutura para que eles possam trabalhar com dignidade. Outra situação que precisamos resolver é a falta de coleta de lixo. Os contratos sobem, mas o serviço não melhora. Nem os funcionários têm sido pagos. Vamos fazer uma licitação transparente e que funcione, para que o gonçalense possa ter orgulho de sua cidade. Em todas as áreas vamos cuidar de São Gonçalo”, afirma Nanci.