Foto: Raynaldo Felix
Candidato a prefeito fez caminhada no Alcântara e apresentou propostas para mobilidade urbana. Nanci quer viabilizar BRT para melhorar a vida do gonçalense. 

O candidato a prefeito José Luiz Nanci (PPS) esteve em Alcântara nesta quinta-feira (13). Em uma das principais áreas comerciais da cidade a reclamação mais frequente era o caos do trânsito. Para reverter este quadro, o candidato tem propostas para reordenar o fluxo e agilizar o deslocamento da população.

A auxiliar de escritório Fabianne Carvalho, de 26 anos, mora em Itaboraí há 20, mas trabalha em Alcântara. Ela conta que precisa sair de casa pelo menos duas horas antes do horário.

“Para conseguir estar aqui às 8h eu preciso sair, no máximo, às 6h. Além de enfrentar o ônibus lotado, gasto quatro horas do meu dia no trânsito. A gente já começa o dia cansada e estressada”, desabafa.

Segundo Nanci, a mobilidade urbana tem sido um gargalo para São Gonçalo, assim como em outras grandes cidades. Uma das medidas previstas em seu plano de governo vai melhorar a vida de Fabianne e outras milhares de pessoas: um viaduto na RJ-104, na altura do bairro Jardim Catarina.

“O Alcântara já é conhecido pelo intenso fluxo, mas temos que criar alternativas diante desse aumento de circulação de veículos e pessoas. Como deputado despachei a solicitação de um estudo de viabilidade técnica para a construção de um viaduto na altura do km 12,8, na RJ-104. O levantamento apontou que poderíamos reduzir o tempo de viagem de Itaboraí a Alcântara em pelo menos uma hora. Vou usar minha experiência para ser o prefeito que vai finalmente realizar esta obra”, explicou.

José Luiz também citou a expectativa de entregar o projeto do BRT em seu mandato.

“Uma cidade do tamanho de São Gonçalo precisa pensar em transporte de massa. No cenário que temos hoje, o corredor para ônibus no sistema BRT é o mais viável, porque pode ser construído por meio de uma parceria público privada. Ele vai agilizar a viagem e atender a mais passageiros. Temos que garantir a gratuidade a idosos e estudantes nos ônibus e oferecer mais conforto nos veículos. Vamos cuidar da cidade de forma moderna, com a sincronização dos sinais e infraestrutura voltada ao uso da bicicleta”, pontuou o candidato.