Palácio 22 de Setembro será inaugurado dia 09 de dezembro
Foto: Renato Machado
Já tem data definida a inauguração da Câmara Municipal de São Gonçalo: dia 09 de dezembro. O prédio conhecido como antigo Fórum, localizado no bairro Zé Garoto, dará lugar ao "Palácio 22 de Setembro", a nova Casa do Legislativo gonçalense. Os gabinetes dos vereadores já estão sendo entregues e até o fim do mês toda a obra. Para o presidente, Diney Marins, esse é um dos legados deixados por essa legislatura.

"Nessa legislatura tivemos muitas conquistas, batemos o recorde de produção de leis, de realização de audiências públicas,  o Plano de Cargos e Salários e outros. E, no ano de 2014, a cessão do prédio. O legislativo gonçalense passa a ter uma sede própria, independente do poder executivo, e principalmente com todo organograma da Câmara funcionando no mesmo local," explicou o presidente.

Os vereadores já estão fazendo a mudança de seus gabinetes alugados no centro da cidade, para a nova sede. "Começamos a entrega dos gabinetes para os vereadores, as mudanças estão sendo aos poucos, pois ainda faltam alguns detalhes da obra. Até a semana que vem teremos o Plenário pronto e vamos fazer a inauguração no dia 09 de dezembro", disse o diretor geral Marcelo Jage.

O prédio conta com três andares, rampas de acessibilidade, elevador, saídas de emergências, cerca de 35 salas e um Centro Cultural. "Nossa intenção é promover, junto com as associações de moradores, movimentos culturais e outros segmentos organizados da cidade uma série de ações, como palestras, debates, exposições e audiências públicas no novo local," garantiu o presidente da Câmara Municipal.

Prédio - O local foi cedido pelo Governo do Estado no ano de 2014 e devido a uma chuva no início do ano, a antiga sede que era no anexo da Prefeitura, foi interditada pela Defesa Civil. Por isso, a mudança dos setores administrativos foi antecipada e as obras começaram em junho.

"Na época seguimos a orientação da Defesa Civil e mudamos para o prédio cedido em fevereiro. Em junho começaram as obras, inicialmente era uma readequação do espaço, mas foi necessário mudar a estrutura do prédio para conseguir alocar os 27 gabinetes dos vereadores, a construção de um Plenário moderno, com maior capacidade para a população e principalmente,  um prédio com acessibilidade. Além da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Tesouraria, Recursos Humanos, Direção e outras salas que fazem parte do organograma do legislativo", disse o presidente da Câmara Diney Marins.