Foto: Reynaldo Felix
Pesquisadores da área da Odontologia vão participar de projeto-piloto no Jardim de Infância Municipal Menino Jesus, no Boaçu. 

O Saúde na Escola de São Gonçalo ganhou mais uma parceiro no cuidado com os alunos da rede. Um grupo de pesquisadores da Holanda vai colaborar com a equipe técnica do programa, que integra profissionais das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde. Nesta quarta-feira (23), os especialistas da ACTA (Acedemisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam), visitaram a Semed para iniciar o trabalho.

“Estamos no último ano da formação em Odontologia e escolhemos o Brasil para realizar nossa pesquisa final. Vamos colher informações sobre o atendimento do SUS e compará-lo ao sistema de saúde holandês”, explicaram Mark Hulsmans e Lilith Suleyman.

Ao todo, o grupo cumprirá três meses de intercâmbio pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo São Gonçalo como primeiro público-alvo, seguido pelos municípios de Arraial do Cabo e Resende.A UFRJ já tem contribuído com o programa desde seu lançamento, em março, com a presença de especialistas em Saúde Coletiva e da Família. O projeto-piloto é promovido no Jardim de Infância Municipal Menino Jesus, no Boaçu, sob a coordenação do Dr. Lecine Borzino, e foi iniciado com o mapeamento de saúde bucal e mental dos alunos. A próxima ação está marcada para o dia seis de abril.