Foto: Divulgação
O vereador de São Gonçalo e vice-presidente do diretório estadual do Rio do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Maciel, vai conceder duas Moções de Aplausos para aos dois policiais militares do 41º BPM (Irajá) que executaram os traficantes em Acari, na Zona Norte do Rio. A ocorrência aconteceu em frente à escola onde morreu a adolescente Maria Eduarda Alves da Conceição, 13 anos, foi atingida e morta por uma bala perdida quando participava de uma aula de Educação Física, no final de Março.

As homenagens foram aprovadas por unanimidade pelos colegas da Casa, durante o Plenário da Câmara de Vereadores que tinha o objetivo de propôs uma moção de congratulação aos militares visando destacar o brilhante trabalho da Polícia Militar no Estado. Na ocasião, o cabo Fábio de Barros Dias e o sargento David Gomes Centeno aparecem atirando de fuzil em dois homens caídos no chão, em frente à Escola Municipal Daniel Piza, após um confronto com os suspeitos de tráfico de drogas do Complexo da Pedreira.

De acordo com o parlamentar, dentro do cumprimento do dever, haja vista os traficantes estarem portando fuzis e pistolas, podendo reagir à prisão. Para ele é necessário a intervenção do poder público urgente antes que se perda totalmente o controle. Qualifica a ação como ato heróico de uma ação exitosa, conduzida com muita técnica policial, agilidade e coragem, que garantiu a integridade física de terceiros e a própria vida dos policiais envolvidos.

“A população e nós vereadores precisamos reconhecer o emprenho dos nossos militares que diariamente arriscam suas vidas em cumprimento do seu dever, nesta ação em específico, os dois policiais enfrentaram e dois bandidos que poderiam ter ferido ou até matado pessoas inocentes. Os policiais atuam sob constante pressão e são equipados com armamentos inferiores aos que são encontrados em poder da bandidagem”, disse Maciel, que é policial militar e membro da comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa.

Pesquisa mostra que Maciel não está sozinho no apoio aos policiais. A maioria dos brasileiros (57%) defende a afirmação “bandido bom é bandido morto”. O índice de concordância sobe para 62% em municípios com menos de 50 mil habitantes, segundo levantamento feito pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O Datafolha também revela que 64% dos brasileiros acreditam que os policiais são caçados pelos criminosos. A maioria dos brasileiros defende a falta de infraestrutura na área: 63% dos brasileiros acreditam que as polícias não têm boas condições de trabalho.