Centro cultural Joaquim Lavoura | Foto: Divulgação
A Guarda Municipal de São Gonçalo interveio hoje em uma confusão na área do centro cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. Um grupo de jovens reuniu-se lá para discutir a organização do processo de reativação da Associação Gonçalense de Estudantes (AGE).

Um membro da comissão eleitoral do processo de reativação da entidade, juntamente com um colega, ambos militantes da juventude do Partido Democrático Trabalhista (JPDT), agrediram um outro membro da comissão, militante da União da Juventude Socialista (UJS) com um empurrão e um soco no rosto. A agressão teria se iniciado após uma discussão avessa a pauta da reunião, que esquentou os ânimos.

A Guarda Municipal rapidamente atuou no caso, liberando os estudantes em seguida.

Em nota, a comissão responsável pelo processo de reativação da Associação Gonçalense de Estudantes esclareceu o fato:

"Os membros da comissão de organização do processo de reativação da AGE vem a público esclarecer que este fato isolado não faz parte do trabalho que vem sido desenvolvido pelos estudantes da cidade para reativação da entidade municipal. Não compartilhamos do pensamento de partir à agressão física como forma de demonstrar oposição à uma situação. Lamentamos o ocorrido e afirmamos ser contra todo e qualquer tipo de violência. Reiteramos que seguiremos com o nosso trabalho feito até hoje na luta pelos nossos direitos e desenvolvimento da educação pública de qualidade em São Gonçalo, no Estado do Rio e no Brasil. Não são episódios como esse que irão desanimar os estudantes neste processo tão democrático, legítimo e forte na nossa cidade. Vamos, sim, reativar a AGE e lutar por uma educação mais justa e de qualidade para todos", diz a nota.