Maciel | Foto: Divulgação/O São Gonçalo
Agora é lei. A Câmara Municipal de São Gonçalo promulgou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador e vice-presidente do diretório estadual do (PMN), Maciel que estabelece a gratuidade em estacionamento em hospitais e clínicas no município. A iniciativa prevê o limite 240 minutos de tempo necessário para desembarque, acomodação e atendimento do paciente. Após esse período, seria permitida a cobrança do tempo excedido.

Pelo texto, o uso dos estacionamentos será para embarque, acomodação e visitação de pacientes, acompanhantes e socorro de pacientes em casos de urgência e emergência. O beneficio será concedido mediantes apresentação do comprovante de consular, exames ou visitas de pacientes internados e não serão cobrados valores sobre os veículos de pacientes das unidades de saúde.

A partir das quatro horas, passará a vigorar a tabela de preços praticados normalmente pelo estabelecimento. Na justificativa da indicação, Maciel pretende acabar com a polêmica sobre o pagamento de estacionamento nos hospitais e clínicas. “Esse tipo de cobrança prejudica o cidadão, já que, na maioria das vezes, em situação de emergência, sem condições de buscar alternativas impostas aos usuários”, disse o parlamentar.

Maciel afirma que o trânsito congestionado e a falta de estacionamentos públicos nas metrópoles fizeram crescer a oferta de estacionamentos privados, que costumam cobrar tarifas elevadas dos usuários. “Esse é um tema de grande importância, pois em uma questão de emergência, quando um vizinho ou parente está passando mal e, na vontade de ajudar, você o leva ao hospital para uma urgência, a última coisa que você se lembra é se tem ou não o dinheiro para pagar estacionamento”, comentou Maciel, que é membro da Comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa.