Foto: Divulgação/Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro julgou o recurso movido pela vereadora cassada Iza Deolinda (PMDB) contra a perda do seu mandato por abuso de poder político e econômico. Iza foi cassada no dia 06/10 e desde então não comparece mais à Câmara.

Ela entrou com recurso no TRE para recorrer e tentar salvar seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, mas a Desembargadora eleitoral Jacqueline Lima Montenegro proibiu Iza de recorrer à instância superior por considerar equívoco da decisão recorrida da defesa da vereadora.

Sendo assim, Iza perde de vez seu mandato e não poderá recorrer à instância superior.

"Ou seja, o desvio de finalidade de sua função pública resta evidente. Isso porque o cargo em destaque deve servir unicamente ao exercício das atividades a serem por ela desempenhadas durante o curso do mandato legislativo, como a elaboração de projetos de lei, pareceres, discursos, emendas orçamentárias, acompanhamento dos trabalhos da Câmara de Vereadores, entre outros. Obviamente, o desenvolvimento de práticas assistencialistas não se enquadra nas atribuições dos edis, não sendo admissível, portanto, que iniciativas dessa natureza sejam feitas, principalmente durante o período eleitoral", disse a desembargadora em sua decisão final.