Adolfo pode ser o candidato do DEM para Prefeito de São Gonçalo
Foto: Assessoria
O Blog A política RJ está promovendo uma série de entrevistas com vereadores e pré-candidatos à prefeito. O entrevistado por Claudionei Abreu, editor do blog, foi o ex-candidato à Prefeito que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, atualmente trabalha na Assembleia do Estado (Alerj), o advogado Adolfo Konder. Nesta entrevista, Adolfo fala da sua possível candidatura ao município gonçalense, desta vez, pelo partido Democratas (DEM). Vale ressaltar que Adolfo ainda é filiado ao PC do B, partido ao qual tentou ser deputado nas eleições de 2014. 

Assim que for confirmado oficialmente a candidatura de Adolfo, seu objetivo é montar um plano de governo juntamente com a sociedade, vendo quais são as necessidades de cada localidade. Nesta entrevista, Adolfo fala um pouco do que já fez por São Gonçalo, da possibilidade da candidatura e alguns temas da cidade. Confira:   

A política RJ: Você nasceu no Rio de Janeiro. De qual bairro você era? O que trouxe você para São Gonçalo?

Adolfo: Nasci em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Vim para São Gonçalo a convite de Cesar Maia, com quem trabalhava na época.

Sua campanha na última eleição para prefeito foi marcada por diversas denúncias de irregularidades. O que o gonçalense pode esperar de você neste ano?

O gonçalense pode sempre esperar a minha dedicação e o meu compromisso com a cidade. Sobre as supostas irregularidades, foram todas comprovadas como inexistentes e as denúncias como infundadas. 

No governo Panisset, você foi chefe de governo, secretário de Desenvolvimento Social e secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. Quais os avanços  que você trouxe para a cidade à frente destas pastas? Quais foram as vitórias obtidas?

Foram muitos os projetos realizados com sucesso, entre eles a formalização de mais de três mil microempreendedores, a ampliação do Bolsa Família, a implantação do Transporte Cidadão -  projeto continuado pela atual gestão, que facilita o transporte de pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade de locomoção, buscando-as nas portas de suas casas. Trouxe também empreendimentos que possibilitaram o avanço econômico da cidade, como o Supermercado Guanabara, que criou mais de mil postos de trabalho; o Boulevard Shopping São Gonçalo (hoje chamado de Partage Shopping), que abriu 3 mil oportunidades de trabalho; e o Rio Poupa Tempo, que desburocratizou a vida da população, oferecendo serviços de aproximadamente 30 instituições públicas e privadas.

Como é hoje sua relação com a prefeita Aparecida Panisset e o PDT?

É uma relação muito boa, de carinho e respeito. Sou muito grato a ela por ter me dado a oportunidade de trabalhar ao seu lado por 8 anos. Vejo na prefeita Aparecida uma pessoa com vontade de fazer o bem pelas pessoas e ajudar os mais necessitados. Durante o tempo que acompanhei seu trabalho, pude ver que cuidava da cidade com carinho e afinco. 

Para você, qual é o maior problema da cidade? Como resolvê-lo?

O maior problema de São Gonçalo hoje á a violência. Para resolver essa questão a cidade precisa de uma gestão integrada, que não só conecte os projetos, como também conecte seus cidadãos. A prefeitura precisa funcionar de forma integrada para oferecer soluções completas e mais eficientes para o cidadão. Devemos abandonar o modelo de enfrentamento e adotar um modelo comunitário. Utilizar os espaços públicos é fundamental! Os cidadãos voltam a se encontrar, a descobrir a cidade e a se descobrirem também.  Também é preciso sair de um modelo reativo para um modelo proativo, em que o policial faz parte da vida cotidiana do cidadão e não apenas solicita-o depois da ocorrência. Mais do que tudo, São Gonçalo precisa de investimento em cultura nos bairros. Várias pesquisas comprovam que locais onde são estabelecidos mecanismos culturais têm a violência diminuída significativamente. Os jovens, principalmente, deixam de ser atraídos para o crime. Outra frente importante de trabalho é o investimento em tecnologia, com instalação pela cidade de alarmes, câmeras de monitoramento, identificador facial, detector de placas e áudio monitoramento, que detecta 80% dos disparos de armas de fogo, informa em 9 segundos a localização exata do disparo, coíbe o uso de armas, salva vidas e ajuda na investigação.

Como você avalia o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de São Gonçalo?

É uma gestão que enfrenta grandes dificuldades.

Qual é o seu plano de governo para áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura?

A candidatura ainda não está definida. O plano de governo deve ser discutido com a sociedade.

Como resolver o problema da mobilidade urbana?

A palavra para melhorar essa situação é simples, mas cheia de significado: gestão. O transporte de São Gonçalo precisa de gestão, planejamento, um governo que leve essa questão a sério e que de fato se preocupe com o barateamento da passagem, com a regulamentação e fiscalização de ônibus e táxis. Para isso, é preciso criar um Plano Diretor de Transporte, em que constarão todas as diretrizes das mudanças necessárias para que a malha de locomoção da cidade funcione de forma sustentável. Além disso, é primordial a implantação do BRT, da linha 3 do metrô e a regulamentação do transporte complementar.

Por que você acredita que tem chance de ser eleito prefeito de São Gonçalo?

Ainda não há definição sobre a candidatura, mas tenho muito carinho pela ideia. Tenho visto com muita felicidade meu nome nas pesquisas.

- O blog A política RJ está realizando entrevistas com vereadores, pré-candidatos ao cargo, Prefeitáveis, presidentes municipais de partidos, enfim, personalidades políticas do município. Você confere todas as entrevistas em nosso blog e no facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Contatos: claudioneiabreu@gmail.com | apoliticadorjcontato@gmail.com | 9 8657-5418