Foto: A política RJ
O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, inaugurou hoje, a escola municipal Zeyr de Souza Porto, ex-prefeito da cidade, falecido este ano. O blog A política RJ esteve presente, e acompanhou a inauguração da escola. Marco para às 10h, o prefeito chegou por volta das 11h, quando iniciou-se o evento.

A secretária de educação, Vaneli Chaves, esteve presente, assim como a secretária de administração, Roseli Constantino, de desenvolvimento social, Ana Cristina, de infraestrutura e urbanismo, Fracisco Rangel, os vereadores Gilson do Cefen, Armando Marins, Pericar, Dilvan Aguiar e Gevú. A subsecretária de parques a jardin, Luciana Abreu, e o subsecretário de tecnologia da secretaria de educação, estiveram presentes, além de outros subsecretários e assessores.

"A homenagem é muito justa, pois Zeyr Porto foi um grande homem público . Deixou um legado para a cidade e foi um intelectual. Não poderia ser diferente, homenageá-lo com o nome de uma instituição de ensino é manter viva na memória da população a importância do prefeito Zeyr Porto para a população gonçalense", afirmou o prefeito Neilton Mulim. 

"Estamos felizes e agradecidos por este reconhecimento. Nomear uma escola com seu nome é uma honra para todos os familiares e quem conviveu com ele que tinha na educação a base de tudo", afirmou a filha Marcia Rachid Porto, ao lado da mãe, Marlene Rachid Porto, e dos irmãos, Zeca e Marcos Porto.


Deputado entrega moção a viúva | Foto: A política RJ
A cerimônia de inauguração também contou com a presença do deputado estadual Nivaldo Mulim, que trouxe uma Moção de pesar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pelo falecimento de Zeyr Porto, ocorrida em 03 de março deste ano. Zeyr Porto era advogado e fiscal de rendas, foi vereador de 1951 a 1959, deputado estadual de 1960 a 1971, vice-prefeito de 1973 a 1975 e prefeito de 1975 a 1977, tendo ocupado, ainda, outros cargos de destaque na administração pública. A diretora da unidade, Vânia Elethério, apresentou os novos espaços e comemorou a nova estrutura.


Foto: A política RJ
"Agora temos estrutura adequada para a população do Anaia e já temos 240 alunos estudando do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Estamos cuidando com muito carinho da nossa escola e sabemos a importância dela para a comunidade. Agradecemos ao Prefeito pela conclusão da obra", ressaltou. 

A secretária de Educação, Vaneli Chaves, agradeceu a parceria dos integrantes da secretaria e da escola para a conclusão das obras. 

"Estão todos de parabéns por esta realização. Estamos fazendo um futuro melhor, construindo novas unidades, reformando outras tantas", afirmou Vaneli. 

O prefeito aproveitou para conhecer as novas instalações, inspecionar a merenda escolar e anunciar mais obras para o bairro Anaia. 


Foto: Gyrlei Oliveira
"As salas de aula são muito bonitas, são amplas e a despensa está repleta de merenda. Isso é muito importante. Também estamos trazendo outras melhorias para o Anaia, já na próxima semana iniciaremos a pavimentação da Rua Benedito de Oliveira, e, em seguida outras vias do bairro também serão pavimentadas pela Prefeitura", finalizou. 

A inauguração foi prestigiada, ainda, por secretários, subsecretários, vereadores e por um grande número de pais e alunos da escola municipal. 

Um carro da guarda-municipal, que geralmente só circula no centro da cidade, visitou o bairro junto ao prefeito, assim como máquinas de obras na rua Benedito de Oliveira. Durante o evento, o prefeito anunciou algumas obras que ocorrerá no bairro. As máquinas e os carros da guarda municipal foram embora junto com ele. 

Matérias relacionadas:
Vereador Gilson do Cefen fala sobre a importância de anunciar as benfeitorias do governo Mulim