Altineu Côrtes
Foto: Câmara
VEJA: Altineu faz esclarecimentos e nega que seja aliado de Cunha 

Um grupo de nove deputados e ex-aliados do presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, tornou-se formalmente investigado na operação 'Lava Jato' sob suspeita de achacar o grupo Schahin. 

Conhecidos como o grupo 'tropa de choque' do presidente Eduardo Cunha, os deputados foram incluídos junto a Cunha em um inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que é de caráter sigiloso. Crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro são os objetos do inquérito do STF. 

Entre os deputados citados no inquérito está o peemedebista Altineu Côrtes, pré-candidato a prefeito em Itaboraí. Em sua defesa, Altineu diz que é adversário político do presidente, já que seu adversário nas eleições na cidade tem o apoio de Cunha, e que fez críticas ao grupo Schahin pois após apresentar diversos requerimentos não foi atendido e um deles foi "desrespeitosos" com os deputados. Além disso, o deputado afirma que nunca fez parte da 'tropa de choque' de Eduardo Cunha, e que assume o mandato federal pela primeira vez, e que à época citada na investigação não fazia parte do legislativo federal, exercendo mandato como deputado estadual no Rio de Janeiro. 

Solange Almeida (PMDB), prefeita de Rio Bonito, no Rio, também é citada no inquérito. À época, a prefeita já exercia mandato de deputada federal.

Leia e saiba mais em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1766386-aliados-de-cunha-sao-investigados-sob-acusacao-de-achacar-empresa.shtml