Dejorge defende educação, mobilidade e outras áreas em entrevista
Foto: jornal Extra
Dando continuidade a série de entrevistas com candidatos a prefeito, o blog "A política RJ" publica o segundo bloco de entrevista com os prefeitáveis. Leia o primeiro bloco da entrevista - AQUIConheça mais propostas do candidato Dejorge Patrício (PRB).

Como melhorar o desempenho da educação pública municipal de São Gonçalo?

A Educação Pública precisa de reestruturação, de renovação. Meu objetivo é criar a 1º Escola de Aplicação da Cidade dentre outras coisas. Nunca fui Vereador de Gabinete. Sempre visitei as escolas e afirmo: é uma vergonha a situação. A condição de trabalho dos nossos professores é absurda. Uma categoria massacrada por essa atual gestão. Para melhorar precisamos criar uma educação participativa, precisamos juntar os pais, os professores e os profissionais de educação para criarmos um compromisso conjunto com a educação das nossas crianças.

Como o senhor avalia os demais adversários na disputa pela prefeitura?

A eleição é um processo Democrático. Acho que todos tem que apresentar propostas, mas temos que saber que pessoas que não moram em nossa cidade não vão fazer nada para melhorar. Acho que nossa população está cansada de ser enganada e vai mostrar àqueles que enganam que não terão seus votos. Eu moro aqui, vivo aqui e ando nessa cidade todo dia. Eu sei o que o povo passa.

Como vereador nestes quase quatro anos, como resume o seu mandato parlamentar? Quais projetos acredita que merecem destaque?

Acho que tivemos a prova que em uma cidade pobre como a nossa, o Vereador tem que fazer muito além da sua função original. Acredito que fiz tudo o que pude para ajudar a população. Tive a honra de receber quase 27.000 votos nas eleições de Deputado Federal, o que prova já no meio do meu mandato a aprovação por uma grande maioria da cidade. Nesse período eu destaco a melhoria da qualidade de vida das pessoas do meu bairro e adjacências com a construção e reformas de Postos de Saúde, através de parcerias privadas, além da pavimentação de várias ruas com parceria do Estado.

Indicadores mostram que São Gonçalo tem baixíssimo investimento na área de infraestrutura e saneamento básico. Como pretende reverter esse quadro?

Baixíssimo não! Vivemos os piores 20 anos destes serviços! Tivemos governos omissos que renovaram o contrato da Cedae que presta um péssimo serviço e lesa nossas famílias. Vamos contar com o Ministro Marcos Pereira, o Senador Eduardo Lopes e a nossa Bancada Federal para trazer recursos e apoiar nossos projetos para investimentos de infraestrutura.

São Gonçalo é uma cidade com mais de um milhão de habitantes. Para transporte, temos apenas um meio de locomoção na cidade: os ônibus. Como pretende trazer outros modais para a cidade?

Esse assunto tenho como questão de honra. Hoje, sei que o Estado gastou mais de R$100.000.000,00 em estudos para desapropriações e NADA do metrô! Fomos enganados! Vou criar o Movimento "Cadê o nosso metrô?". Os Prefeitos que aqui passaram se omitiram e compactuaram com o Governo do Estado na mentira do Metrô. É tão absurdo, que hoje eles mudaram a contagem numérica para 1,2,4 e 5. Cadê o 3? Onde está a linha 3? Para eles, São Gonçalo não existe. Vamos criar um grande movimento, vamos recolher assinaturas em toda cidade em prol da Linha 3. Junto a esta ação temos o estudo em andamento de desenvolver o BRT na Cidade. Mas não é só isso. Vamos priorizar os pequenos deslocamentos, os modais de transportes não motorizados sobres os motorizados, com criação de 14km de ciclovias.

Por um tempo o senhor fez parte do atual governo. Hoje, como o avalia? No que acredita que ele errou e no que acredita que ele acertou e deverá ser levado à frente pelo próximo gestor? 

Acredito que errou em tudo e acho que não dá para aproveitar nada. Vamos renovar tudo.

Como avalia o trabalho que fez na secretaria de parques e jardins, no período que fez parte do governo?

Fiz parte até que entendi que a prioridade não era a população. Fui enganado, assim como a população, que em sua grande maioria, hoje avalia o governo como o pior que já existiu. Quando assumi a Fundação Parques Jardins não tive recursos e me desdobrei para fazer uma gestão limpa e realizadora. Não fiz a metade do que sonho, pois logo no inicio já tive grandes problemas com o Prefeito, mas mesmo assim tive minhas contas aprovadas no TSE. O que me fez ter certeza que para administrar, além de capacidade, precisamos ter honestidade e ser trabalhador. Algumas das referências que tenho como virtude.

Recentes pesquisas para intensão de voto o colocam entre 2º/3º lugar. Como avalia isso? 

Hoje, acredito em institutos sérios que não fazem política, que não são ligados ao governo ou pertencem a algum político. Sabemos que estamos na frente das pesquisas porque temos pesquisas sérias.

Por que o Gonçalense deve votar no candidato Dejorge Patrício?

Sabem que temos o compromisso com a população e temos o apoio de homens como o Senador Marcelo Crivella, o Deputado Estadual Wagner Montes, o Deputado Federal Roberto Sales e toda Bancada Federal PRB, que conta com o Deputado Federal Ezequiel Teixeira, o Senador Eduardo Lopes e o Ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Marcos Pereira. Já estivemos por várias vezes em Brasília com o Ministro e ele já assumiu o compromisso de nos apoiar com projetos para a instalação de novas empresas na cidade para geração de empregos. Vamos Renovar São Gonçalo! Nós temos propostas de verdade.